quinta-feira, 10 de março de 2011

Protagonismo na escola

Especialistas em Educação reforçam: a qualidade do professor é mais importante do que a da Escola

A decisão do governo federal de criar uma prova nacional para docentes coloca novamente em evidência um ponto para o qual os debates em torno da Educação caminham necessariamente: o protagonismo do professor. Especialistas em Educação reforçam: a qualidade do professor é mais importante do que a da Escola.

O relatório Como os Sistemas Escolares de Melhor Desempenho do Mundo Chegaram ao Topo, da organização McKinsey & Company, aponta três caminhos para incrementar o aproveitamento Escolar: melhorar o calibre dos estudantes, melhorar o calibre das pessoas aceitas como professores e transformar as capacidades de ensino dos professores e disseminá-las entre as Escolas.

Um outro dado do mesmo estudo mostra que não houve melhoria nos níveis de alfabetização em colégios britânicos durante 50 anos, mas estratégias para elevar a qualidade dos professores resultaram em melhorias importantes em apenas três anos.

Há alguns anos, a Inglaterra criou a Training and Development Agency for Schools (TDA). O órgão, ligado ao governo, assumiu a responsabilidade de acompanhar de perto, avaliar e fiscalizar as instituições responsáveis pela formação de professores, aplicando critérios e padrões nacionais, determinados pela Secretaria de Estado da Educação.

Uma avaliação rigorosa e documentada é ferramenta de gestão e aprimoramento já reconhecida, mas certamente não dá conta de todo o desafio que a Educação brasileira ainda exige. O mérito desse projeto ainda incipiente, porém, é desde já colocar em evidência a importância de ter professores bem preparados e de estabelecer padrões mínimos de qualidade.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário